A tecnologia MIFARE™, proprietária da NXP, extensamente utilizada no mercado, faz uso de um perfil do padrão ISO/IEC 14443 para a camada de comunicação sem contato (proximidade).

A Certificação Funcional MIFARE™ tem como objetivo assegurar a interoperabilidade do uso da tecnologia MIFARE™ Ultralight, Classic, Classic Plus e Desfire entre fornecedores de cartões e terminais em relação à comunicação sem contato.

O LSITEC possui um dos laboratórios acreditados pela NXP para realizar a Certificação Funcional MIFARE™ (veja a relação em www.mifare.net/en/about-mifare/certification).

A Certificação Funcional MIFARE™ pode abranger a inlay, cartão ou terminal.

Inlay: Chip com antena conectada montado em um suporte físico, sem estar envolvido em um cartão plástico.

Cartão: Cartão plástico contendo um inlay (chip conectado a uma antena de bobina moldada).

Terminal: Equipamento responsável pela interação com o cartão, também chamado de leitor ou validador.

Leitor: Módulo de transmissão com antena que pode ser montado em um terminal.

Caso o produto (inlay, cartão, terminal ou leitor) esteja em conformidade com os requisitos da tecnologia MIFARE™, ou seja, passe nos testes descritos no plano de testes de conformidade, o LSITEC emitirá um certificado de conformidade MIFARE™ reconhecido pela NXP e, consequentemente, pelo mercado.

Existem as seguintes variantes da certificação:

Teste de Certificação Completa MIFARE™ (Full Certification Test)
Um teste de certificação completa é realizado em um cartão que, em seu In-lay (todo ou parcialmente), não foi testado anteriormente para a certificação ou qualificação de acordo com este plano de teste ou qualquer versão anterior do mesmo.

Teste de Renovação de Certificação MIFARE™ (Renewal Certification Test)
Um Teste de Renovação de Certificação pode ser realizado se o In-lay do cartão apresentado já foi qualificado anteriormente de acordo com este plano de teste para obter um certificado de interface aérea compatível MIFARE para o cartão e o Certificado já emitido está com validade vencida.

Teste de Atualização de Certificação MIFARE™ (Update Certification Test) – Certificação Delta*
Um teste de Atualização de certificação é destinado a clientes que já possuam um certificado de interface aérea compatível MIFARE™ para o cartão, mas com pequenas alterações que não afetam suas funcionalidades internas (por exemplo, material de cartão). Neste caso, um conjunto de ensaios reduzido é aplicável para a re-certificação do cartão.

Existe um plano de teste para inlay e cartão e outro plano de teste para terminal e leitor:

De forma geral, os testes estão relacionados à transmissão de dados na interface sem contato seguindo as diretrizes da norma ISO/IEC 14443 (Identification cards — Contactless integrated circuit cards — Proximity cards) e da norma ISO/IEC 10373-6 (Identification cards – Test Methods Part 6: Proximity cards) e o perfil da tecnologia MIFARE™. Para cartão, adicionalmente, são realizados testes de escrita e leitura de dados na memória.

As tabelas a seguir apresentam um resumo do escopo de testes da interface sem contato para inlay, cartão e terminal MIFARE™.

Tabela – Resumo do escopo de testes da interface sem contato para inlay e cartão MIFARE™
Tabela – Resumo do escopo de testes da interface sem contato para terminal e leitor MIFARE™

Quantidade de produtos a serem encaminhados ao Laboratório para realização dos testes:

  • Certificação de cartão MIFARE™: 20 cartões e 1 inlay (*);
  • Qualificação de Inlay MIFARE™: 20 inlays;
  • Certificação de terminal MIFARE™: 1 terninal, incluindo manuais e drivers;
  • Qualificação de leitor MIFARE™: 1 leitor, incluindo manuais e drivers.